segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Um Raio-X da temporada 2011.2


Após 9 etapas e 11 participantes, a temporada 2011.2 da Fórmula GP3 chegou ao fim, consagrando Laércio Costa como campeão de pilotos e a equipe Vodafone McLaren Mercedes como campeã de construtores.


Em cerimônia realizada na sede da FIA, o piloto baiano recebeu o troféu de campeão da temporada 2011.2, seu segundo título na categoria (campeão da GP3 League 2010).

OS NÚMEROS DA TEMPORADA:


AVALIAÇÃO DOS PILOTOS:


LAÉRCIO COSTA, o BI-CAMPEÃO:
Apesar de ficar de fora de umas das nove etapas do campeonato, Laércio foi o piloto que mais conquistou vitórias na temporada, um total de quatro (Austrália, Malásia, Grã-Bretanha e Japão).
Além das quatro vitórias, o piloto campeão subiu ao pódio mais três vezes, três segundos lugares (França, Valência e Brasil), ao final somando 166 pontos.

DIEGO ARAÚJO, o vice campeão:
Sempre constante, o piloto paulista da McLaren, terminou apenas dois pontos atrás do campeão.
Participando de todas etapas do campeonato, Diego foi o piloto que mais subiu ao pódio na temporada, 8 vezes, com 2 vitórias (Valência e Brasil), 4 segundos lugares e mais 2 vezes terceiro.

GABRIEL BETARELO:
O piloto paulista iniciou o campeonato na equipe STR, transferindo-se posteriormente para a RBR.
Em 7 provas, conquistou 3 pódios, destaque para a bela vitória no GP de Cingapura.
Chegou ainda em 2º em Mônaco e em 3º na Austrália.


JONATHAN HARDER:
Embora participando de apenas 5 etapas, o piloto da Mercedes estabeleceu uma marca incrível na temporada, 5 pódios nas 5 corridas que esteve presente. Cotado como um dos favoritos ao título, suas ausências custaram caro, terminando o campeonato somente na 4ª posição, com 2 vitórias (França e Mônaco).

LUIS FERNADES, "the rookie":
O jovem piloto da Williams surpreendeu em sua primeira temporada, conquistando o prêmio de melhor estreante do campeonato, de quebra subiu ao pódio em duas ocasiões, terceiros lugares em Cingapura e no Brasil.

RAFAEL MOURA:
Com dificuldades, o piloto chegou a participar de todas as etapas, e pela primeira vez, passou uma temporada inteira sem subir ao pódio, conseguindo como melhor posição, a quarta colocação no GP do Japão.


BRUNO CARLOS
Após um início catastrofico, perambulando nas últimas posições e com duas desqualificações, o estreante na categoria terminou a temporada com seu primeiro pódio na carreira, no GP do Japão.

JOHANN KARL, "o recordista de participações":
O lendário piloto finlandês sentiu dificuldades com as novas regras da FGP3, mas estabeleceu o recorde de participações na categoria. Johann, é o único piloto a correr em todas as etapas nas três temporadas ocorridas.

ANDERSON BERTI
Com um bom desempenho no início de temporada, o piloto da Renault-Lotus chegou a assustar os favoritos conquistando um terceiro lugar no GP da Malásia.
Porém, com problemas pessoais, o aguerrido participante abandonou a temporada correndo apenas as três primeiras etapas.


PATRICK MARQUES
Outro que apareceu pouco na temporada, participou somente de três provas (Austrália, Malásia e Mônaco), conquistando alguns pontinhos.

DOUGLAS GOES
Outro estreante na categoria, correu somente na estréia da temporada na Austrália, ficando com a oitava posição na prova e em 11º no campeonato.


A Fórmula GP3 Brasil voltará no primeiro semestre de 2012. Em breve novas notícias da próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário